sábado, 29 de dezembro de 2012

O meu 2012 em livros, (Parte VI) - Menções solitárias


Menções solitárias


Metallica: Enter Night. Em casa minha só há um dogma: o da divindade de James Hetfield. O santuário ainda não está construído, mas já tenho várias relíquias para lá pôr. Mick Wall, jornalista que me foi introduzido pela voz de um queixoso Axl Rose em “Get in the Ring”, é o autor. Já devorei mais material sobre esta banda do que é saudável e este livro é claramente o melhor que há. A história é toda contada, com mais info do que alguma vez foi revelado. Acaba também por dar uma visão mais equilibrada a um aspecto polémico da banda: Lars Ulrich em particular, e o resto da banda de forma cúmplice, foram bastante mais calculistas sobre a forma de chegar ao estrelato do que admitem. Acho que antes de ler de que forma isto sucedeu tinha medo de confirmar essa ideia. Mas com o livro lido e as coisas explícitas, vejo que não me importa. Isto é uma questão de fé. Avé Hetfield.

Packing for Mars. Mary Roach escreve um bastante curioso livro sobre as questões mais práticas das viagens ao espaço. Não interessa aqui que tecnologia põe o foguetão lá em cima ou que gases há na atmosfera. Aqui o que importa são as dúvidas sobre a reacção do corpo ao espaço, o que é que astronautas hão de comer, como hão de tratar das suas necessidades fisiológicas. Apesar do meu particular ódio a conversas à volta deste último tema, não resisto a relembrar uma hilariante passagem do livro sobre um “fugitivo” que invade a cabine dos astronautas, e que também é tema nesta entrevista da autora a Jon Stewart.

The Daily Show with Jon StewartMon - Thurs 11p / 10c
Mary Roach
www.thedailyshow.com
Daily Show Full EpisodesPolitical Humor & Satire BlogThe Daily Show on Facebook


Fim
Este ano teve mais do que isto, mas só estes não me deixaram indiferente. Para o ano, fica a promessa de voltar ao papel para recuperar o atraso que tenho entre aquilo que fui comprando e as boas ofertas que me fazem.

Sem comentários:

Enviar um comentário