terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O efeito manada de Pepa


O vídeo da Pepa Xavier largamente difundido teve um eco nas redes sociais e na imprensa tremendo. E não consigo perceber porquê. A rapariga diz algumas tontices é certo. Todavia, o espectáculo mediático criado em seu torno parece idêntico ao de um assassinato ou algo do género. Tratava-se de um anúncio, não de um discurso institucional. Foi a melhor propaganda de sempre a uma marca? Não me parece! Mas pegar nisto e crucificar uma jovem, que nunca tinha estado à frente de uma câmara, pareceu-me algo, extremamente excessivo.

Evidentemente, que o discurso não foi o politicamente correto. O país está numa fase muito sensível. Algo dito sem a ponderação padronizada é logo atacado ferozmente. No entanto, deve haver um equilíbrio e evitar extremismos. Deve haver respeito pela diferença.

A rapariga tem um sonho de juntar dinheiro para comprar uma mala cara, está no seu direito! Será resultado do seu esforço e cada um faz com o seu dinheiro o que quiser  É bom ter objectivos!  Nunca ninguém juntou dinheiro para comprar um presente a si mesmo? Quantos de nós têm iPads, iPhones, Tablets, Consolas, Roupa de marca? Será que precisávamos disto? Nunca ninguém namorou algo fútil?

Os ditados populares normalmente encerram mensagens sábias, e para este caso lembro-me do seguinte: Quem tem telhados de vidro não atira pedras ao do vizinho.

Cada vez é mais estranho o efeito viral das redes sociais, parece que o efeito manada existe mesmo. Não encontro outra maneira de explicar este caso, ou por exemplo o caso do Psy do Gangam Style. 

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