segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Filmes de Natal

Nesta altura do ano, a lamechice apodera-se do meu coração como um eucalipto plantado num pedaço de terra. E, os filmes de natal foleirões e sempre com um final feliz (o chamado happy ending...), que proliferam nos nossos canais de televisão, conseguem-me prender ao ecrã. Não sei como é possível, se calhar é da elevada dosagem de açúcar que injecto e que alegremente passeia no meu organismo. Passeia e gosta tanto, que depois é difícil mandá-lo embora. 

Sendo assim, resolvi partilhar neste espaço blogosférico, o meu top 5 de filmes natalícios:

5 - Ben Hur

No quinto lugar resolvi colocar um filme sobre o qual escrevi num post, no outro blogue para o qual, humildemente contribuo,  
"Ben-Hur" de 1959, nomeado para doze Óscares e galardoado com onze,é um dos três filmes  de sempre, com mais estatuetas douradas, empatado com Titanic de 1997 e O Senhor dos Anéis - O regresso do rei de 2003. Lembrei-me desta película, pois a cena inicial retrata o nascimento de Jesus. No entanto, a história de Jesus Cristo é secundária e paralela cronologicamente, em relação ao desenlace da história da personagem principal Judah Ben-Hur. Um filme marcante pelo argumento notável e pelos fortes temas que retrata, tais como a escravatura ou a lepra. Lembra-nos que um dia somos capatazes, mas que no dia seguinte poderemos ser escravos. E que doenças como a lepra, mais que a dor física que provocam, desgastam dolorosamente qualquer espírito, inundado-o de vergonha. Hoje, curiosamente, irá passar na Sic um remake deste filme.  




4- Die Hard (Assalto aos Arranha-Céus)

Ao construir este top, decidi ser ecléctico. Por isso, escolhi um filme bíblico (Ben Hur), um filme de animação (Shrek), um filme a preto e branco (Its a Wonderfull Life), um filme de domingo à tarde (Sozinho em Casa) e um filme de acção,  Die Hard. A acção do Assalto ao Arranha-Céus decorre em Los Angeles, e tem como epicentro John McClane (Bruce Willis), um polícia Nova Iorquino que vem passar o Natal com os filhos e com a ex-mulher. Contudo, quando dá por ela, está no meio de um roubo/sequestro na sede de uma grande empresa japones, e tem de salvar o dia. Um filme de acção cru, mas cheio de tiradas engraçadas. Recordo 3 das mais famosas quotes:


  • Harry Ellis: Hey babe, I negotiate million dollar deals for breakfast. I think I can handle this Eurotrash. 
  • John McClane: You throw quite a party. I didn't realize they celebrated Christmas in Japan. Joseph Takagi: Hey, we're flexible. Pearl Harbor didn't work out so we got you with tape decks. 
  • Supervisor: [as McClane tries to call up police] Attention, whoever you are, this channel is reserved for emergency calls only. John McClane: No fucking shit, lady. Does it sound like I'm ordering a pizza?
Um filme ideal para desenjoar de tanta doçura natalícia.

3- It s a Wonderfull Life (Do céu caiu uma estrela)

Um dos filmes que mais me marcou! Quantos de vós, já se questionaram sobre o sentido da vida? Muitos, provavelmente. Este filme é simplesmente sobre isso. O sentido da vida, e o quão diferente seria o mundo, se nós não tivéssemos vivido no tempo em que vivemos. Tudo seria diferente e se acreditamos que somos boas pessoas, então, tudo seria diferente para pior. Não ajudaríamos os nossos amigos, a nossa família, o impacto seria negativo. A mensagem deste filme é apenas esta. Todos nós temos o nosso espaço e o nosso momento. Somos uma migalha neste universo, mas uma migalha pode fazer a diferença. 
Este clássico de Natal é do realizador Frank Capra, nomeado para 5 Óscares da academia, e conta com o enorme James Stuart no principal papel. 
Um filme introspectivo, ideal para ver, entre a quadra natalícia e o fim do ano, altura ideal para fazermos o balanço e pensarmos em que é que podemos melhorar no ano vindouro. 



2- Saga Shrek

Adoro ver um belo filme de animação nesta época. Poderia ter escolhido muitos outros, o Toy Story, Os 101 Dálmatas, O Rei Leão, O Ratatui, mas resolvi escolher o Shrek. Escolhi-o simplesmente, porque é extremamente cómico, e rir foi sempre e será o melhor remédio, ainda mais numa época em que se fala em dinheiro, ou na falta dele e em crise. Penso que todos conhecem o filme e as aventuras e desventuras do Ogre, do Burro e do Gato das Botas. Devo confessar que gosto das dobragens dos filmes de animação feitas em Portugal. Muitos criticam e não gostam, mas penso que cá é feito um trabalho muito competente nesse aspecto. Além disso, temos que ver que o target principal, desta categoria de filmes são as crianças. Já não acho piada nenhuma aos filmes, sem ser de animação dobrados. Esses ficam extremamente estranhos pela falta de coordenação entre o som e o movimento de boca dos atores, lembram-me as novelas mexicanas, que passavam em Portugal nos anos 90. Acho que a dobragem do Shrek é particularmente feliz. E claro, amanhã conto ver o especial de Natal Shrek. 



1 - Home Alone 1 e Home Alone 2 (Sozinho em Casa)

Em primeiro lugar, acabo com um peso pesado do cinema natalício, os filmes do Sozinho em Casa são verdadeiros clássicos desta quadra. O garoto dos dois primeiros filmes, de seu nome Macaulay Calkin, tornou-se uma big star, graças a esta saga. Ficou milionário aos dez anos, devido ao sucesso dos seus filmes, infelizmente foi burlado pelos próprios pais, que lhe ficaram com grande parte da fortuna. O que é certo, é que este miúdo de cabelo doirado e ar angelical, diabólico para com os ladrões, Daniel Stern e Joe Pesci (o grande Joe Pesci), conseguiu emocionar gerações de espectadores. A história penso que todos a conhecem e resumidamente é: O miúdo fica sozinho em casa, aparecem os ladrões e ele engana os ladrões, simples. 
Para terminar, tenho de destacar a excelente banda sonora. As músicas entoadas pelos coros da igreja são extraordinárias. Mais, são divinas! 


Resta-me desejar a todos um bom Natal! 

Sem comentários:

Enviar um comentário