Dentro de poucas horas será conhecido o próximo presidente dos EUA. Na internet abundam previsões e enquanto ávido seguidor da política transatlântica não posso deixar de registar aqui o meu palpite.
Espero (no sentido de desejo e de previsão) a reeleição de Barack Obama para um segundo e último mandato na Casa Branca. Uma vitória seguramente menos folgada que a de há 4 anos. Estados como o Indiana e o Nebraska estão em 2012 totalmente fora do alcance do candidato democrata.
Ao nível dos swing states, aqueles que não figuram consistentemente nem na coluna democrata nem na republicana, antevejo que Mitt Romney consiga conquistar a Carolina do Norte, a Florida e até a Virgínia. Prevejo que os restantes se mantenham fieis a Obama. Não será totalmente surpresa, no entanto, caso a Virginia, a Florida ou o New Hampshire (por esta ordem) se comportem da forma oposta à que aqui antecipo.
Resumindo, prevejo que esta madrugada o mapa eleitoral seja o seguinte:
Se esta previsão se concretizar, Obama somará 290 votos do Colégio Eleitoral, ou seja, 20 acima dos necessários para ser o inquilino do número 1600 da Pennsylvania Avenue, em Washington D.C., até Janeiro de 2017.
Veremos!
Sem comentários:
Enviar um comentário