Não estou a falar do Portugal-Holanda, que meio Portugal vai acompanhar vidrado na televisão. Estou a falar das eleições de amanhã, na Grécia.
Se as últimas eleições, em Maio, deixaram tudo na mesma, ou seja, sem governo e sem rumo, estas parecem ter o mesmo destino ou, quem sabe, algo pior.
As últimas sondagens, informais, indicavam um empate técnico entre o partido Nova democracia (direita, pro europeu e pro cumprimento do resgate) e o Syriza (esquerda radical e, pro europeu (supostamente) mas a favor de renegociação do plano de regate). Contudo, as sondagens oficiais, em 1 de Junho, data final para publicação de sondagens antes das eleições, davam a vitória ao Syriza ainda com margem substancial. Deixo-vos o link para as sondagens: http://www.publicissue.gr/en/1684/varometro-3rd-wave-may-2012/
http://www.bbc.co.uk/news/world-europe-18468459
Na minha opinião, se este partido radical de esquerda ganhar certamente teremos na segunda feira novo tropeção nas bolsas e mais do que isso provavelmente a saída da Grécia do euro nos tempos seguintes. Seguir-se-ia depois o efeito dominó a Portugal, Espanha e provavelmente Itália...
Numa onda mais positiva podemos pensar que uma vitória da esquerda possa revolucionar completamente as negociações de resgate e estejamos perante uma mudança de paradigma na Europa (ok, tenho de deixar de sonhar acordado, mas quem sabe...)
Se o Nova democracia ganhar será mais do mesmo mas penso que a Grécia se aguentará, pelo menos mais uns tempos no euro, até alguém em Bruxelas se decidir a tomar as rédeas para resolver esta situação.
Serão os gregos a decidir, mas seguramente nem só o futuro deles está em jogo este Domingo.
Para não parecer que só vou falar de coisas sérias, deixo-vos também uma sugestão cultural para hoje. Não sei se ainda haverá bilhetes, mas se houver e se puderem não deixem de ir assistir e dançar ao som de Aurélien Claranbaux nas Galerias de Paris (Porto) pelas 22h30m, no âmbito do IV aniversário do grupo Dançaólicos. Se não puderem, todas as 3as pelas 22h00m há uma tertúlia, também nas Galerias de Paris, onde se pode dançar (música folk, principalmente) e divertir para esquecer o stress do dia a dia. É sempre uma oportunidade para conhecer novas pessoas e novos géneros musicais que são menos comuns na rádio.
Sem comentários:
Enviar um comentário