sábado, 6 de agosto de 2011

AAH!

Quando comecei a estudar economia não pensei que chegaria o dia em que não teria de explicar o que é uma agência de rating. Quão notáveis são os tempos em que vivemos.

A Standard & Poor's desceu o rating da dívida pública norte-americana de AAA, o nível máximo, para AA+. Não é novidade para ninguém que acompanhe minimamente a política e a economia americana que o país tem problemas; falta um plano claro para atacar os problemas fiscais e económicos no médio e longo prazo futuro. A isso junta-se a política, cada vez menos feita de consensos e mais de posições inflexíveis. O espectáculo das últimas semanas com o tecto de dívida era totalmente desnecessário e não augura nada de bom. Neste aspecto, a S&P não tomou nenhuma decisão extraordinária; aqui a agência Downfall & Pigs já há muito tinha descido o rating da dívida americana.

O que eu gostava de perceber melhor é qual é a reacção portuguesa a isto tudo. Há aqui correntes contraditórias. Se por um lado as agências continuam a destruir o mundo, por outro, desta vez "atacaram" logo aquele super poder que nunca seria atacado, "porque eles aos americanos não fariam isso". Como se adaptará a narrativa a estes desenvolvimentos? Fico à espera, Boaventura.

Sem comentários:

Enviar um comentário